terça-feira, 15 de setembro de 2015

O PRIMEIRO PELOTÃO DA 3509 TEVE UMA "VIDA" DIFERENTE DOS OUTROS TRÊS, por Duarte Pereira

Duarte Pereira
HÁ MUITO TEMPO QUE ANDO A PENSAR NISTO.
 
PARA MIM O PRIMEIRO PELOTÃO DA COMPANHIA 3509 TEVE UMA "VIDA" DIFERENTE DOS OUTROS TRÊS.
 
PENSO QUE O MAJOR DE OPERAÇÕES "APROVEITAVA" O ALFERES FERRAZ " OPERAÇÕES ESPECIAIS", PARA LHE DAR MISSÕES FORA DA ATRIBUÍDA À COMPANHIA (PROTEÇÃO A UMA ESTRADA) JÁ GRADUADO CAPITÃO, PELO POUCO QUE ME APERCEBI O PRIMEIRO PELOTÃO, COM ELE, CONTINUAVA A FAZER OPERAÇÕES DE RISCO., PARA OS LADOS DO QUITERAJO "ZONA TURÍSTICA" .
 
TIRANDO O FERRAZ QUE COSTUMA IR AOS ALMOÇOS, ESTE ANO NÃO PÔDE IR, NÃO CONSIGO ENCONTRAR OUTROS ELEMENTOS.
ACHO QUE ENCONTREI UM EM ARGANIL, FALEI COM ELE, (NEM SABIA EM QUE PELOTÃO TINHA ESTADO) CHAMA-SE NEVES E O ARQUIVO TEM PELO MENOS UMA FOTO DELE.
 
 
 
HÁ UMA HISTÓRIA QUE GOSTARIA DE VER EXPLICADA.
A DO PRIMEIRO PELOTÃO DA 3509.
 
O GUILHERME - DE CASCAIS- NÃO PODE OUVIR FALAR EM TROPA E RECUSOU SEMPRE OS CONVÍVIOS.
EX-FURRIEL MARQUES -  PARA OS LADOS DA AREIA BRANCA, DIZEM QUE ESTÁ "PASSADO".
SILVESTRE PIRES - VIANA DO ALENTEJO, NÃO COLABORA OU NÃO QUER RECORDAR.
 
TALVEZ O FERRAZ PARA O ANO EM ESTREMOZ, MAS EU NÃO FICO NA MESA DELE E NÃO É ASSUNTO PARA UM ALMOÇO CONVÍVIO.
 

 
 
PODERÁ TER ESCRITO ALGUM ARTIGO SOBRE ESSES DOIS ANOS.
ALGUÉM SABE O SEU ENDEREÇO DE E-MAIL E ME POSSA ENVIAR EM MENSAGEM PARTICULAR ??
OBG.
 
  • Fernando José Alves Costa Boa tarde amigo Duarte Pereira, dirijo-me a ti mas qualquer um da página me poderá responder à seguinte pergunta: Alguém se lembra de um soldado africano que já tinha feito não sei quantas comissões chamado Silva?, penso que estava ligado à 3509
  • Livre Pensador Se é quem eu penso, o Silva fazia todas (ou quase) as colunas para o Chai. Ribeiro.
  • Julio Bernardo Lamento nada dar a este assunto, lembro muitos da 509, já que a base era Macomia. Há fotos da messe onde noto Furrieis juntos e como norma lá nos encontrava o pessoal CCS mais 509 completando o quadro os sargentos e ajudantes.Abraço. BERNARDO
  • Fernando José Alves Costa O soldado Silva, andava quase sempre na Berliet rebenta minas, conserteza que deve haver alguns episódios passados com ele.
  • Livre Pensador Tanto quanto me lembro o Silva não fazia parte da 3509, nem do batalhão. Penso que era considerado milícia e dava apoio ao batalhão nas colunas, nomeadamente para o Chai, efetuando as picagens nos locais mais necessários e mantendo sempre na cabeça o capacete de aço, apesar do calor intenso que se sentia na picada. Ribeiro.
    Armando Guterres Boas tardes. Nas colunas para o Chai, até à ponte Muacamula, sempre me concederei "visita". Para Porto Amélia fiz uma sem arma e tudo. E a da ida e a da vinda "TIPO CARNE PARA CANHÃO" tudo no molho (pois mólho .... não môlho ... porque de noite, o calor não abundava).
  • Fernando José Alves Costa Jose Ribeiro ,acredito que seja como dizes, pois nunca percebi bem aonde ele pertencia e ás vezes ouvia ele dizer que o cmdt ainda não lhe tinha pago e isso poderá confirmar que era milícia.
  • Duarte Pereira LI COM ATENÇÃO OS COMENTÁRIOS ANTERIORES. QUEM MELHOR PARA CONTAR A SUA HISTÓRIA QUE O PEL/RECONHECIMENTO E O ECAV 1. COMECEMOS PELO AMORIM MOTA E HELDER LOSNA.
  • Livre Pensador Penso que o José Guedes, como condutor que era, talvez possa adiantar mais qualquer coisa.
  • José Dias Nunes Boa Tarde o Soldado Silva Natural de Moçambique não pertencia ao BCAV 3878, era um elemento do ECAV 1 e já tinha um largo Currículo de louvores e porradas dai a sua mui longa permanência no Exercito.
  • José Dias Nunes Agora respondendo ao Duarte Pereira o Major ao dar ordens para se executar determinada operação nunca mencionava qual o pelotão isso era uma gerência do CMDT de companhia. A ordem para se fazer uma operação apenas mencionava o nº de homens expressa em pelotões ou companhia (entenda-se companhia 3 pelotões).
  • Armando Guterres O José Dias Nunes tem toda a razão no que diz ... mas se me explicar porque depois de uns tempos largos sem ir ao mato (e seria eu fur a comandar) eu ir de férias ou a Porto Amélia receber a massa e o fur a seguir a mim ir para o mato, 4 dias a comandar 2 pelotões. Ou chegar um alf checa e no dia seguinte irmos para 5 dias !!!! com reabastecimento de castigo ??? - ó Vicente explica tu.
  • Duarte Pereira DIAS NUNES. PELO MENOS O HORÁCIO CUNHA E JOÃO NOVO, DEVERIAM TER REUNIÕES DIÁRIAS COM O CAPITÃO TEIXEIRA ALVES. QUANTOS MESES O CAPITÃO ESTEVE DE BAIXA?? ERA O ALFERES FERRAZ QUE TOMAVA CONTA DA COMPANHIA ATÉ SER GRADUADO EM CAPITÃO E SEGUIDO PARA O QUITERAJO. ALGUMA VEZ O MAJOR CONFIAVA NO CAPITÃO PARA PREPARAR OPERAÇÕES. ???